jul 30, 2013

Ampliando a capacitação para acolher cada vez melhor!

Ampliando a capacitação para acolher cada vez melhor!

Desde que foi fundado, o Projeto AFIN atuou a partir de um lema que é seguindo não só pela idealizadora e gestora do projeto, Cristine Ottoni, mas por todos os profissionais que fazem parte da equipe: praticar a inclusão social por meio do esporte, com a qualidade de acolhimento que cada aluno merece. Assim tem sido ao longo desses 11 anos de história, onde o sucesso de cada dia de aula e atendimentos é comprovado pelo número de alunos e candidatos que aguardam uma vaga para poder participar do projeto.

Mas, como boa gestora e profissional atenta às necessidades de atualização da equipe de profissionais, a professora Cristine Ottoni não perde oportunidade de participar de eventos que estimule e preparem a todos para continuar sempre realizando o melhor atendimento para alunos, pais ou responsáveis. Isso aconteceu em abril, quando participaram do II Simpósio sobre Autismo – Práticas Educacionais na Escola e na Família, realizado na escola Pedro II, em São Cristóvão.

Durante as nove horas de duração do simpósio foram apresentadas diversas palestras, com os seguintes participantes: Marcio Moacyr de Vasconcelos – mestre e doutor em neurologia, Nelma Pintor – psicóloga, coordenadora de Educação Especial da Secretaria e Fundação Municipal de Niterói, Janine Marta Coelho Rodrigues – professora-doutora da Universidade da Paraíba e pesquisadora nos temas de formação docente, inclusão, exclusão e diversidade e distúrbios de aprendizagem; Miguel Higuera Cancino – fonoaudiólogo da Universidade do Chile, Berenice Piana – ativista em defesa das pessoas com autismo e membro fundadora do Grupo Mundo Azul, ela é a pessoa que deu nome a Lei nº12.764**.

Foi a primeira vez que Cristine, Amanda, Cintia, Fábio, Jamile e Berenice participaram de um evento com esse perfil e sobre esse assunto específico. “Foi muito emocionante, principalmente, quando um rapaz autista e cego entrou no palco cantando uma ópera para homenagear a palestrante Berenice Piana”, lembra Cristine enfatizando que essas oportunidades além de motivar toda equipe, “nos proporciona mais conhecimento para implementarmos novas ideias no Projeto AFIN”.

Depois do simpósio, a equipe do AFIN, visando resultados importantes para todos os participantes, passou a desenvolver mais atividades com o engajamento dos familiares de alunos. Um exemplo são as aulas de musicoterapia que agora contam com a parceria das mães. Outras ações ainda serão implementadas como, por exemplo, uma vez por mês pais ou responsáveis entrarem na piscina com os alunos.

Um vídeo institucional do Projeto AFIN foi transmito no telão após a apresentação feita por Cristine Ottoni, que esclareceu a importância da inclusão da Educação Física nas equipes multidisciplinares para trabalhar com pessoas com necessidades especiais, um assunto que não foi exposto durante todo o simpósio.  A equipe do Projeto AFIN pôde perceber o quanto todos são eficientes em suas funções, já que estavam tendo contato com toda a teoria do que já aplicam na prática diária.

Em contra partida, o Projeto AFIN foi apresentado ao longo do simpósio a todos os convidados que puderam conhecer o trabalho desenvolvido e a metodologia de inclusão por meio do esporte. Assim, o AFIN foi presenteado com a surpresa de “ganhar” uma psiquiatra que se colocou à disposição do projeto para colaborar no que for possível.

“Todos constatamos que o que fazemos em nosso dia a dia, com tanta dedicação e amor é, de fato, muito bem feito, com profissionalismo e envolvimento emocional, promovendo um resultado efetivo para os alunos. Tudo o que foi apresentado nas palestras e vídeos, fazemos com o dobro e até o triplo de pessoas ao mesmo tempo. Nós poderíamos estar dando palestras também!”, é o que comemora a gestora do projeto aproveitando a oportunidade para registrar a qualidade do trabalho realizado por toda a equipe do AFIN nesses 11 anos de projeto.

**A Lei nº12.764 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e foi sancionada em 27 de dezembro de 2012.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO NA NOSSA FANPAGE: http://on.fb.me/17fcQeg

WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates