Histórico

Projeto AFIN foi criado pela profª de Educação Física Cristine Ottoni Lourenço, que possui formação acadêmica pela UFRJ.
A idéia de contribuir para a inclusão social através do ensino de práticas esportivas aparece na sua dissertação de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Educação Física: “A atividade física inclusiva para a pessoa portadora de deficiência mental educável”.

Motivação

A motivação para a criação do projeto surgiu a partir do convívio muito próximo de Cristine com o irmão, Carlos Eduardo, portador da Síndrome de Down, com quem dividiu muitos momentos de aprendizado, principalmente, no meio esportivo. Durante os anos de convivência, ela teve a oportunidade de avaliar criticamente as metodologias que não cumpriam uma função de inclusão real.

Diferencial

Dessa forma, Cristine teve o sonho de implantar uma nova metodologia de inclusão social. A proposta do Projeto Afin se diferenciava da que era utilizada por escolas e clubes, que praticavam a integração nas aulas para portadores de necessidades especiais. “Sempre me senti muito incomodada com a metodologia que era utilizada nas atividades em que me irmão participava. Ficava claro que não eram realmente atividades de inclusão, feitas sob medida para os portadores de necessidades especiais. Eu sempre observei que se fazia necessário um projeto que fosse feito para eles e não que, unicamente, eles fossem ACEITOS”, afirma Cristine.

Com a visão inovadora de Cristine, e sua convicção no resultado, surgiu a idéia de unir a Educação Física e suas atividades com a responsabilidade social de inclusão. Então, em abril de 2002 nasceu o Projeto AFIN.

Para inscrições e informações referentes ao projeto falar com Ivelde(supervisora): telefone: (021) 3905-6903

WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates