Propostas Pedagógicas

A equipe do Projeto AFIN procura aprimorar a metodologia de acordo com o desenvolvimento de cada aluno

As atividades aquáticas foram escolhidas por seus resultados benéficos à saúde física e mental dos participantes, independentemente da idade. As vantagens das práticas aquáticas são cientificamente comprovadas e os resultados são nitidamente observados pelos participantes ao longo desses nove anos do Projeto AFIN. O meio líquido não oferece impacto, tornando essas atividades menos cansativas e mais produtivas. A natação e a hidroginástica atuam no tratamento e, principalmente, na prevenção dos males da saúde.

Ao longo dos anos de existência do projeto, a metodologia desenvolvida foi constantemente aprimorada, tanto pela idealizadora, como pelos profissionais que compõem a equipe, levando-se em consideração o ponto de vista técnico aquático, bem como os impactos externos.

Três aspectos são determinantes para que a metodologia seja executada na prática, alcançando resultados concretos:

Aspecto 1
O trabalho didático promovido pelos profissionais que se dedicam a cada turma tem os seguintes objetivos: mais segurança tanto para os alunos com deficiência quanto para os demais; maior estímulo ao aluno com necessidades especiais no ensinamento da atividade com mais paciência, carinho e dedicação.

Aspecto 2
A avaliação do nível da deficiência do atendido é essencial para determinar que tipo de acompanhamento ele precisará receber. É nesse momento que se define se o deficiente pode ingressar em uma turma ou se necessitará de um atendimento exclusivo.

Aspecto 3
A avaliação do nível da capacidade aquática garante uma melhor adaptação às turmas e, conseqüentemente, um aproveitamento mais pleno da inclusão e do desenvolvimento.

As atividades esportivas são complementadas por outras ações que procuram aproximar a comunidade do projeto. O
AFIN realiza eventos, como as confraternizações mensais, festas comemorativas e passeios.

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