Sobre nós

Projeto AFIN – Atividade Física Inclusiva – é baseado em uma metodologia de trabalho contemporânea e precursora no Rio de Janeiro, que busca promover a inclusão social por meio da atividade física. A partir das aulas de natação ou hidroginástica, alunos com necessidades especiais participam da verdadeira inclusão.

 Garantindo a Inclusão 

Isso é possível porque o trabalho é desenvolvido garantindo que as turmas sejam compostas por pessoas portadoras ou não de necessidades especiais. Não há distinção de idade ou nível social, o que faz do projeto um sucesso, principalmente, entre as pessoas carentes.

As aulas são oferecidas gratuitamente para a comunidade da Ilha do Governador, onde o AFIN é promovido há mais de nove anos.  A equipe técnica é composta pela idealizadora e gerente executiva, Cristine Ottoni, uma coordenadora, por seis professores de Educação Física, uma fonoaudióloga, uma psicóloga, uma musicoterapeuta, um motorista, dois salva-vidas, um supervisor e seu auxiliar e um gerente administrativo, que atuam nas 25 turmas, de terça a sexta-feira, no período da manhã e tarde.

O projeto atende mais de 450 pessoas na Estação de Rádio da Marinha e tem uma lista de espera com mais de dois mil nomes cadastrados. As aulas são direcionadas a crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade.  “Nós damos prioridade sempre aos portadores de deficiência, mesmo com o número elevado de pessoas que são atendidas pelo projeto. Eles têm vagas garantidas, inclusive, em turmas especiais, de acordo com suas necessidades ou a sua idade”, explica a professora de Educação Física, Cristine Ottoni Lourenço, idealizadora e gestora do Projeto AFIN.

WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates