Terapias

FONOAUDIOLOGIA

A atuação fonoaudiológica com crianças que possuem necessidades especiais tem como objetivo propiciar a elas um ambiente favorável ao desenvolvimento lingüístico, comunicativo e social, contribuindo para sua autonomia e para a formação deste sujeito, dando a ele condições de atuar na sociedade.

O foco do trabalho varia de acordo com as necessidades da criança, podendo ser dado enfoque aos aspectos relacionados à alimentação quando esta criança não possui controle deste processo, engasga com freqüência, apresenta baba, por exemplo. Pode-se também ser necessário um trabalho com a fala e com a linguagem, que por diversas razões podem apresentar-se dificultadas ou até mesmo ininteligíveis ou várias outras questões relacionadas à audição por exemplo.

O papel do fonoaudiólogo não deve se reduzir à aplicação de técnicas dentro do consultório, deve ser um trabalho amplo capaz de envolver a família, a escola e os demais ambientes que esta criança freqüenta neste processo de forma que estes possam acolher as necessidades e as singularidades deste sujeito, proporcionando-lhe um ambiente favorável ao seu desenvolvimento lingüístico, comunicativo, social e emocional.

Tratamento:

A terapia fonoaudiológica visa melhorar:

* respiração,

* sucção,

* deglutição,

* postura da língua,

* linguagem escrita e oral,

* funções intelectuais, proporcionando aos pacientes com necessidades especiais uma melhor qualidade de vida.

 

PSICOLOGIA

 

WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates